Bem, a abordagem inicial gira em torno da apresentação dos nomes dos alunos – origem, significado, o porquê de tal nome – usei, inclusive, como exemplo inicial, meu próprio nome, que não vem de origem estrangeira, mas sim uma homenagem às minhas avós, pois meu nome é a junção e mistura dos nomes Isaura (avó materna) com Amélia (avó paterna),
Daí Isamélia. A partir desse ponta-pé inicial, aguçei nas crianças às necessidades delas pesquisarem junto aos seus familiares o porquê de seus nomes, ou se por exemplo, é de origem portuguesa? Francesa? Inglesa? É junção de nomes (como o da tia Isa)? É indígena? Enfim, fizeram “brincando” uma coisa séria. E, paralelo à pesquisa dos alunos, eu, de posse dos seus nomes relacionados, levantei suas origens – via internet, livros e outros meios – para que juntos, fizéssemos as respectivas comparações e análises sobre tudo que foi apurado e pesquisado. Esta Oficina foi muito criativa, como temos várias origens diversificadas ficou interessante como por exemplo o nome Marcos ser de origem bíblica e significa o Grande Orador. O aluno desenhou uma bíblia no seu brasão e por aí vai a grandeza de criatividade destas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário